segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Empreendendo: oficina de microcrédito

Olá pessoal!


A semana que passou foi de divulgação e comunicação para mim. Fui à FM Flores quase todos os dias e andei com o carrinho de som por vários lugares da cidade de Jaçanã. 

A próprosito, a foto inicial de apresentação do nosso blog foi retirada após uma maratona de divulgação do Projeto Rondon pela cidade. Sempre presente e prestativo, no primeiro plano, está o piloto da moto:  Gilvan - um grande camarada. No segundo plano, estão alguns dos membros da equipe (SP-MG) do Projeto. Está presente, inclusive, a Mariana Terra - que hoje faz 21 anos! Parabéns Terra!

Enfim, após toda essa maratona de divulgação, ministrei a minha primeira oficina nesta segunda. Foi sobre microcrédito produtivo e muitos empreendedores de Jaçanã vieram. 

O público foi variado: veio o Bruno do mercadinho; a Gecivânia que também atua nesse ramo; o Gyordan da padaria; a Deuzinete que vende passagem de ônibus e picolé; a Maria Mercês da academia e que também vende roupa; a Edjailda que trabalha com loja; a Edvancleide que tem uma lojinha de utilidades; a Lucina que vende roupa e tem uma sex shop; e a Virgínia que também trabalha com venda de roupas.  Além deles, também estavam presentes meus bons companheiros de equipe: Bruno Dias e Daniel Rennó.

No meu sentir, a oficina foi muito produtiva. Algumas pessoas, como a Virgínia, por exemplo, ficaram embolgadas com as possibilidades de microcrédito oferecidas pelo Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). 

Outras, como a Maria Mercês, me ensinou muito com a sua experiência. Ela já é uma expert no ramo de crédito e conhece as linhas de financiamento do Crediamigo; do BNDES e várias estratégias de uso de cartão de crédito. 

A Gecivânia do mercadinho, por sua vez, aparentou ser uma comerciante exemplar. Pelo que eu percebi, ela procurou acompanhar cada centímetro da exposição e já pensando em termos de melhoria para o negócio com o qual trabalha.

Em poucas palavras, ouso dizer que começamos bem. E, por isso, gostaria de ver todos os presentes na oficina de hoje nas pŕoximas que acontecerão. Os próximos assuntos têm tudo a ver com o desenvolvimento dos pequenos empreendimentos e podem ajudar os "grandes" empreendedores da "pequena" Jaçanã. 
 
Segue abaixo o link da oficina oferecida hoje e lembrem-se que através dela é possível indificar quais são as agências oferecedoras de microcrédito no estado do Rio Grande do Norte. Além disso, segue o link para o PNMPO no site do Ministério do Trabalho (MTE). Não deixe de entrar em contato com as agências de crédito, para obter informações: seus negócios podem ficar ainda melhores!!

Um fraterno abraço para todos e vejo vocês por aí - em alguma oficina ou pelas ruas da acolhedora cidade de Jaçanã

Emanuel Marra

http://www.4shared.com/account/dir/PxDBujdu/sharing.html?rnd=69
http://portal.mte.gov.br/pnmpo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário