sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Discutindo o empreendedorismo

Nos dias 25 e 26 de janeiro foi realizada a oficina de Empreendedorismo e Microempreendimentos Produtivos, que contou com 2 módulos e totalizou 6 horas/aula.

Os dois módulos foram divididos de acordo com as principais temáticas abordadas. Se o primeiro módulo abrangia um conteúdo mais teórico, como a discussão acerca do que é o empreendedorismo e quais são as principais características do empreendedor, além de conhecer um pouco sobre a gestão da inovação (o empreendedorismo dentro das próprias organizações), o segundo módulo ganhou maior praticidade na exposição e discussão dos principais empreendimentos brasileiros, a saber, a micro e pequena empresa e o microempreendedor individual, todos potencializados pela Lei Geral 123/06.

De maneira geral, empreender é ter idéias criativas e batalhar para colocá-las em prática da melhor maneira possível, obtendo sucesso em um projeto pessoal ou organizacional. Em outras palavras, empreender é criar ambientes mentais criativos e trabalhar para transformar sonhos em riquezas. Palavras como oportunidade, iniciativa, persistência, comprometimento, inovação, qualidade, eficiência, riscos calculados, metas, informação constante, planejamento estratégico e monitoramento são fundamentais nesse caminho percorrido rumo ao sucesso e ao desenvolvimento local.

Desenvolvimento? Desenvolvimento, sim senhor! No Brasil, 99% das empresas são pequenos negócios que se enquadram em uma das categorias acima descritas. Isso faz do pequeno empreendedor  não só uma pessoa que está buscando um meio de vida digno, mas também um agente importantíssimo do desenvolvimento social e econômico do Município e, consequentemente, do Estado e do País. É por isso que o empreendedor não pode ser esquecido pelo Governo, ficando à margem das políticas públicas. A lei geral 123/06 é, assim, o incentivo que faltava aos empreendedores para a formalização, o acesso aos direitos trabalhistas e o fomento ao crescimento econômico!

Para terminar, uma boa notícia: Jaçanã possui a lei geral 123 regulamentada, de acordo com os dados do SEBRAE. É hora de correr para a Câmara Municipal e conhecer quais incentivos o município prevê para o micro e pequeno empresário. E então, vamos empreender?

Quem quiser conferir a íntegra dos documentos, textos e apresentações utilizados na oficina, assim como uma descrição sucinta de que tipo de microempreendimento abrir para cada caso e como proceder para iniciar uma empresa, basta acessar o link: http://www.4shared.com/dir/dQMMzQvL/Empreendedorismo_e_Microempree.html e fazer o download dos arquivos.

Um abraço e até a próxima!

Bruno Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário